sábado, 16 de abril de 2011

PROJETO Páscoa e Meio Ambiente

E como prometido...


Nesse mês de Abril finalizei com alunos do 5º ano um trabalho voltado para o tema da campanha da fraternidade que este ano vem como temática "A criação geme em dores de parto", com o intuito de nos provocar a rever nossas posturas em relação ao meio ambiente. Para tanto, os alunos se envolveram muitíssimo no projeto que foi dividido em três etapas: Orientação de discussão sobre artistas que trabalham com a temática do meio ambiente (vide postagem sobre "arte e meio ambiente") e apreciação do mesmo para possíveis idéias de produção artística, coleta de recarga pra pinceis de quadro branco (algumas salas coletaram mais de 60 recargas) e produção final com material reciclável (jornal e recarga) de murais a serem expostos na culminância do projeto.
E o resultado foi esse aí:

Execução do trabalho nas turmas da manhã e da tarde


quarta-feira, 23 de março de 2011

Arte e Ecologia na sala de aula

Estudando com alunos do 8º ano sobre a relevância da ecologia na arte e a arte na ecologia, fizemos a experimentação de reproduzir através de desenho uma imagem criada a partir de elementos naturais. O resultado foi enrriquecedor, espiem só...

Arte e Ecologia... por que não?

Todos os dias nos deparamos com notícias cada vez menos felizes. Tsunamis, desastres naturais, muitos provocados direta ou indiretamente pela ação humana. O que podemos fazer? Foi assim que se sentiam e se sentem ainda os artistas que buscam formas de inquietar a humanidade através de seus trabalhos, para eles não basta produzir arte, é preciso conscientizar. Selecionei alguns artistas para melhor pontuar o que afirmo:


Andy Goldsworthy



É um brilhante artista britânico que auxilia a natureza com suas criações. Entre a Inglaterra e a Escócia, seus trabalhos aparecem no norte do Japão, na Austrália e em muitod outros países.
Suas criações em grande parte são consideradas efêmeras, pois utiliza materiais da própria natureza que podem se espalhar ou se desfazer com certo tempo,pois a natureza participa intimamente de suas obras.
Ele geralmente trabalha com o que tem à mão: pedras, neve, gelo, areia, galhos, etc


Obras desse artista:
Incrivel serpente de raízes
pebbles
Seixos e fragmentos
Folhas e buraco
              
Christo Javachev

Tem hábito de embalar coisas, mas até aí tudo bem. O que é estranho é que tipo de coisas esse artista embala, como edifícios por exemplo. Mas Christo não trabalha sozinho, grande parte de seu trabalho, quem está ao seu lado para auxiliá-lo é a não menos genial Jeanne-Claude, auxiliando Christo a reunir finalidade, forma e conteúdo para suas obras. O objetivo desse artista é estimular um novo jeito de ermos às coisas que estão ao nosso redor, dentre elas , a natureza. 

Obras desse artista
valley.jpg               islands.jpg



Frans Krajcberg

Nascido na Polônia, serviu à Segunda Guerra Mundial como oficial do exercito polonês, mas após a guerra começou a frequentar a Academia de Stuttgart, na Alemanha. Depois migra para o Brasil, participando de várias mostras artísticas ocorridas em São Paulo. Vir para o Brasil mudou o jeito como Krajcberg fazia sua arte, pois foi o momento em que ele teve mais contato com a natureza, optando por usa-la em seus trabalhos. Foi premiado em por seus trabalhos em várias bienais depois disso, inclusive escreveu o livro "A cidade de São Luis do Maranhão", lançado em 1986, mostrando fotos de vários de seus trabalhos.

Obras desse artista
  



Vik Muniz
Por ultimo mas não menos importante, está nosso conhecido Vik Muniz. Esse artista conhecido mundialmente nasceu em São Paulo, mas atualmente mora em Nova Iorque e faz arte com materiais que ninguém até então pensou que era possível produzir: açúcar, terra, pigmentos, algodão, lixo, aviões e fumaça, macarrão, geléia, chocolate, entre tantos outros. Você acha que nunca viu o trabalho dele?Dá só uma olhada no Making off da novela Passione logo abaixo:






Olha o resultado agora...



Quer saber mais?


terça-feira, 1 de março de 2011

Abstracionismo e Pintura Musical

E o que é o Abstracionismo? somente aquilo que não entendemos?
Composição VIII, de Wassily Kandinsky
O Abstracionismo é um estilo artístico que surgiu no século XX entre a Arte Moderna e a Contemporânea no Brasil e no Mundo. Erroneamente, algumas pessoas tem a visão de que o Abstracionismo se dá com a produção de uma arte que simplesmente não compreendemos e, por isso, sem valor. Na verdade, o Abstracionismo busca a Expressão pela cor e formas espontâneas, haja vista que naquele momento não cabia mais à arte ser mera reprodução do real (com o surgimento da fotografia, arte foi questionada sobre seu significado), refletindo ao expectador o estado de espírito do artista.
Para compreender uma obra abstracionista é necessário conhecimento, sensibilização e produção, etapas pelas quais os alunos do 5º ano passaram para melhor compreensão do Abstracionismo. Para tanto, todos fizeram pesquisa sobre a temática, discutimos valores que as pessoas ainda possuíam sobre esse tema e os alunos produziram a pintura musical, técnica bastante explorada por Kandinsky

A pintura musical nada mais era que a produção artística como forma de expressão dos sentimentos percebidos por cada um dos alunos nas músicas que ouviam, e, em seguida, transformados em desenho por eles. Aqui o objetivo é explorar o potencial criativo e expressivo de cada aluno através dos desenhos criados.




Para essa atividade foram usadas músicas de estilos diferentes, lentas, agitadas e instrumentais. cada aluno produziu seu desenho a partir dos sentimentos que percebeu ter com cada música.

Quer saber mais?
KANDINSKY, Wassily. Ponto e linha sobre o plano. 2ª ed. Martins Fontes, 2001

Porque relaxar a mente é preciso...

"As técnicas de relaxamento constituem um conjunto de procedimentos de intervenções úteis não só no âmbito da psicologia clínica e da saúde, como também no da psicologia aplicada em  geral"
(M. Nieves Vera e Jaime Vila)


É com essa citação que inicio a postagem de hoje, pois no mês passado a turminha do 5º ano vespertino do CBPJ fez uma sessão de relaxamento. As crianças não só podem como precisam fazer o relaxamento em função da agitação diária. O relaxamento também torna-se um aliado para equilibrar as ondas cerebrais e funções mentais, organizando melhor as idéias, pensamentos e impulsos das crianças dessa faixa etária.
Aqui deixo algumas fotos para registro dessa atividade.

Para quem tiver interesse em experimentar, baixe aqui algumas músicas que podem ser utilizadas para o relaxamento das crianças e o de vocês mesmos =D




terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Pra quem quer aprender Teatro

Pra quem tem interesse em aprender muito mais sobre o Teatro, estão abertas  as inscrições para seleção de novos alunos para o curso de teatro no primeiro semestre de 2011. O lugar é o Centro de Artes Cênicas do Maranhão (Cacem), escola de teatro da Secretaria de Estado de Cultura (Secma).

Onde se inscrever? De sexta-feira, das 14h às 20h, na secretaria da escola, Rua de Santo Antonio, 161, Centro.
O que você precisa para participar da seleção? O candidato deverá ter mais de 17 anos, cursar ou já ter concluído o 3º ano do ensino médio, apresentar documento de identidade e pagar taxa no valor de R$ 12,00. 
Mas ATENÇÃO: As matrículas só vão até o fim do mês de janeiro.
O que você vai aprender? As disciplinas oferecidas são: História da Arte, História do Teatro, Interpretação, Expressão Corporal, Psicologia e Ética, Problemas do Teatro Brasileiro, Técnica Vocal, Canto, Dança para Ator, Teatro de Animação, Cenografia, Iluminação, Caracterização e Prática Supervisionada (Oficina de Montagem).
Se você ainda não conhecia o Cacem, saiba que aqui no Maranhão é a única escola de formação de atores em nível técnico/profissional reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação.
Quer saber mais? 3218-9948/ 3218-9949.